logo2logo1

Transferência de ferramentas para a Avaliação, Classificação, Gestão e Educação Ambiental de Estuários

O projeto TEAM-Minho, liderado pela Universidade de Vigo, reúne parceiros científicos e de administrações com tutela sobre o rio Minho, com a finalidade de desenvolver ferramentas comuns para a implementação coordenada da Diretiva Quadro da Água no seu estuário. Simultaneamente, o projeto pretende potenciar a participação da sociedade em geral na gestão e conservação de ecossistemas aquáticos.

O projeto TEAM-Minho centra-se em duas ideias essenciais:

Duas margens, um único estuário. A conservação e gestão dos ecossistemas aquáticos é responsabilidade de toda a comunidade sem atender a fronteiras políticas. O rio Minho necessita da cooperação entre Espanha e Portugal a todos os níveis para alcançar o objetivo comum de conservação e uso sustentável do meio natural.

Converte adversidade em biodiversidade..O envolvimento da sociedade em geral na conservação dos ecossistemas aquáticos é fundamental. Este lema será transmitido através da atividade 4, na qual serão desenvolvidas atividades de educação ambiental. TEAM-Minho pretende alertar a sociedade para o fato de o estado de conservação do estuário ser um reflexo do nosso comportamento sobre ele.

foto1